Para explicar os fenômenos hipnóticos sem fazer uso de conceitos mais avançados de neurosciência, frequentemente se faz uso de modelos mentais. Estes modelos, apesar de imprecisos, ajudam no entendiemnto do processo pela sua simplicidade. Um dos modelos mais estudados atualmente é o modelo da mente de Gerald Kein.

Primeiro, vamos deixar claro que a Hipnose não tem nenhuma ligação com religiões, esoterismo ou assuntos místicos, apesar de muitas vezes suas histórias se confundirem. A Hipnose é uma técnica que pode ser utilizada e replicada por qualquer pessoa que tenha estudado seus processos e aprendido como aplicá-los.

Existem várias definições que tentam dizer o que é a Hipnose. Uma excelente definição, criada pelo hipnoterapeuta Dave Elman é a seguinte: “A Hipnose é a ultrapassagem do fator crítico da mente consciente e estabelecimento de um pensamento aceitável seletivo“. O que significa isso? Vamos explicar!

Utilizando o modelo de Gerald Kein vamos  supor (didaticamente) que nossa mente é dividida em duas partes: a primeira é nosso consciente; e a segunda nosso subconsciente. Dessa forma, chamaremos então de Mente nº 1 (Consciente) e Mente nº 2 (Subconsciente), cada uma com suas funções e características.

Nossa Mente nº 1 é basicamente responsável pela parte analítica, lógica, de raciocínio. Neste momento, é ela que você está utilizando. A Mente nº 1 avalia problemas, busca soluções e usa a crítica para avaliar o que lhe for exposto para entender a situação.

Já nossa Mente nº 2 é mais interessante, pois é responsável pelas memórias, emoções, hábitos e qualquer programação que nos faz ser quem realmente somos (nosso modo de agir e responder a estímulos, medos, defeitos e virtudes). Nosso subconsciente é como um computador e opera baseado em programas. Esses programas são criados ao longo de toda a nossa vida, de acordo com as experiências que vivemos. Agora, imagine se pudéssemos alterar esse computador e mudar essa programação. Por exemplo, desprogramar um medo ou a uma vontade, como a de fumar, substituindo isso por um “programa” novo? Trabalhar uma configuração na qual o indivíduo não tenha medo de determinada questão ou não fume mais. Será possível fazer isso? Você já deve imaginar. 

A Hipnose é a ferramenta que usamos para ganhar acesso ao subconsciente e fazer todas as alterações que precisam ser feitas. E quando falamos “ganhar acesso”, encontramos um ponto importante: o fator crítico da mente consciente. Esse fator crítico atua como uma barreira, impedindo que qualquer sugestão ou programação chegue diretamente ao nosso subconsciente.

Por exemplo, digamos que você tenha medo de barata e está caminhando pela rua quando ouve alguém falar pra você: “ei, você não tem mais medo de barata”. O que acha que vai acontecer? Seu medo vai desaparecer? Com certeza não! O seu fator crítico analisa essa situação e pensa “como assim? É claro que tenho medo de baratas!” e a informação que você ouviu é impedida de entrar no subconsciente criando um novo programa. A Hipnose é a técnica que permite que possamos ultrapassar este fator crítico para ganhar acesso ao subconsciente e, assim, iniciar mudanças.

Como dito na definição, “(…) estabelecimento de um pensamento aceitável seletivo.”, ou seja, entendemos agora que ao ultrapassarmos o fator crítico podemos iniciar as mudanças na Mente nº 2; essa parte da definição mostra que a Hipnose não pode forçar ninguém a fazer o que não queira, somente aquilo que a pessoa quiser terá efeito. Um pensamento, uma sugestão, um “comando” deve ser aceitável, se por algum motivo você não gostar daquela programação e não aceitá-la, ela não terá efeito. “Seletiva”, na definição, significa que podemos dar variadas sugestões, porém apenas aquelas que forem satisfatórias para você serão eficazes. Portanto, quando acessamos o subconsciente com a Hipnose e começamos a usar diferentes sugestões, você escolhe e aceita aquilo que for bom pra você sem estar sob o domínio do hipnólogo, tendo consciência de tudo o que acontece.

E agora, entendeu o que é Hipnose? Se ainda tiver alguma dúvida, mande-me um e-mail ou agende uma sessão. Experimente a Hipnose e aproveite tudo o que ela pode fazer por você, talvez ela seja o que esteja faltando para resolver um problema e seguir em frente!